Sites Grátis no Comunidades.net

Peniel Consultoria




Total de visitas: 2582
Construindo seu TCC.

Dicas para Planejar, executar e concluir o trabalho de conclusão do curso

 

O TCC (Trabalho de conclusão de curso), conhecido também como TGI (Trabalho de graduação interdisciplinar) ou TFG (Trabalho Final de Graduação.

 Ele coincide com o final da graduação e com o início da vida profissional. Em muitos casos, esse trabalho pode funcionar ainda como um cartão de visitas para futuras oportunidades,sendo assim segue algumas dicas de especialistas no assunto:

 

1 - Escolha pessoas que trabalhem bem em grupo

 

"A escolha do grupo é tão importante quanto à escolha do tema", diz a especialista. “O estudante, ao escolher o grupo, deve priorizar as pessoas que trabalhem melhor em grupo: O trabalho é longo e as desavenças acontecem se você não estiver preparado”.

 

 

Monografia exige planejamento e cumprimento das metas e cronogramas

 

2 - Tenham sempre em mente como será o "produto final"

 

Mais importante do que ter uma idéia do começo do trabalho, é saber ver como será seu final. Uma boa forma de iniciar o projeto é redigir uma conclusão. “É evidente que ela será muito diferente da final, mas o estudante terá uma idéia de onde pretende chegar”. E ter sempre em mente os objetivos que se deve cumprir.

3 - Façam um trabalho de conclusão de curso com um tema que todos aprovem e se envolvam.

 

"O tema deve sempre ser relevante à área de estudo, no entanto, a troca de tema e a demora na conclusão do TCC ocorrem pela dificuldade de aliar o que se gosta ao que precisa ser feito". Para evitar problemas ao longo do trabalho, um conselho de especialistas é adaptar assuntos ligados a temas de seu interesse com a sua área de estudo: "O caminho será mais tranqüilo se você fizer algo que goste".

4 - O TCC exige planejamento estratégico; saiba organizá-lo

É importante não perder de vista a natureza do TCC. O trabalho é "na verdade, um planejamento estratégico completo, independente da área de formação do aluno". Ele deve ser divido nas seguintes etapas:

  • · para os especialistas, uma boa execução do desenvolvimento do texto depende desse estágio.Definição dos objetivos:
  • · Justificativa: parte em que se explica a importância do trabalho para a área de formação escolhida.
  • · Introdução: com um panorama geral do assunto;
  • · Desenvolvimento: trabalho teórico e de pesquisa, ou o plano de ações, se houver um cliente.
  • · Conclusão: que faz a amarração de tudo o que foi estudado.

 

5 - Façam um cronograma e respeite-o

 

 É muito importante saber organizar o tempo de forma a aproveitá-lo o melhor possível: "A melhor maneira de não se perder é desenvolver um cronograma e combiná-lo com seu orientador, com prazos de entregas e as etapas que devem ser cumpridas". O cronograma deve dar uma margem até mesmo para os imprevistos que possam surgir no meio do caminho. Além disso, é necessário deixar tempo para a revisão final, a impressão e a encadernação: "Portanto, terminar em cima do prazo é arriscado e perigoso". Diversas pessoas se queixam de, durante a escrita do trabalho, passarem por períodos sem idéias novas para escrever. O principal antídoto para o "branco" é a leitura da bibliografia com antecedência e se munir de livros e materiais. A conclusão imaginada no início do trabalho deve ser revista levando em conta os objetivos iniciais. "É importante lembrar que a conclusão é uma etapa importante no trabalho e requer atenção especial. Um trabalho bem desenvolvido com uma conclusão fraca pode depreciar e muito todo esforço empreendido. Referencias: Uol educação.

Créditos:Ana Okada Em São Paulo e Especialista Rachel Polito

 

Dicas para Monografia/TCC – Como formatar seu trabalho, segundo as normas ABNT

Postado por Lívia Brito em 4/07/2011 •

Finalmente, chegamos ao ponto mais importante do processo de criação de uma monografia/tcc. Depois de escolher o orientador e o tema para sua monografia, definir qual será a linha de pesquisa e utilizar os melhores métodos para encontrar conteúdo de qualidade, considerar aspectos importantes e saber tudo sobre como fazer uma apresentação/defesa matadora, chegou a hora de formatar seu trabalho!

 

Neste ponto do trabalho, o aluno fica cheio de dúvidas e desesperado com tantas regras criadas para nortear a formatação do trabalho segundo as normas da ABNT, certo? Por isso trouxemos hoje um guia completo sobre como formatar sua monografia/tcc. Para esta missão super importante, escalamos nossa colaboradoraLívia Brito, especialista no assunto, para conversar com vocês. Fiquem ligados e aproveitem as dicas!

A ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – é o órgão que rege a normalização das diversas técnicas documentais e tecnológicas, possibilitando aos pesquisadores a perfeita formatação e estruturação de um projeto.

Há quem diga que a ABNT atrapalha ou tem regras demais. Porém, se olharmos com senso e pensamento críticos veremos o quanto é importante manter um padrão, uma estrutura em um projeto, especialmente o monográfico ou o trabalho de conclusão de curso, pois reflete a organização padronizada dos dados e informações coletados durante determinado tempo e que auxilia na confecção do conhecimento.

Formatações básicas

Antes de tudo é preciso verificar o Manual de Elaboração de Trabalhos Científicos que a instituição possui para informações mais aprofundadas. Salientamos, ainda, que as faculdades costumam adequar algumas formatações básicas, portanto acabam por criar um Manual próprio, por isso, indicamos que você conheça também o manual da sua instituição de ensino.

1 – Elementos pré-textuais:

- Capa, Folha de Rosto, Catalogação na Publicação (expedida pela Biblioteca), Folha do Examinador (geralmente expedida pela Coordenação de Estágios), Dedicatória (opcional), Epígrafe (opcional), Agradecimentos (opcional), Resumo, Abstract, Sumário.

Com exceção dos itens marcados como opcionais, os demais elementos são de suma importância para direcionar e organizar a sua monografia, bem como dar rumo ao leitor, “ilustrando” o conteúdo que o espera. Por isso, é necessário que seu trabalho contenha todas as etapas citadas.

2 – Itens importantes a se considerar na formatação (NBR 14724/2005):

Configuração da página:

  • Margem superior: 3 cm;
  • Margem esquerda: 3 cm;
  • Margem inferior: 2 cm;
  • Margem direita: 2 cm.

Utilize a fonte Times New Roman (muitas faculdades aceitam a fonte Arial) para o texto da sua monografia/TCC.

 

Paginação

A localização do número da página será sempre no canto superior direito, utilizando a fonte Times New Roman/Arial e tamanho 10.

Quanto às páginas que devem ser contadas, porém não paginadas: a capa não é contada e nem paginada; os demais elementos pré-textuais (folha de rosto, errata, ata, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos e sumário) são contados e não paginados. A Ficha Catalográfica não é contada nem paginada, pois será inserida no verso da Folha de Rosto.

Quanto às páginas que devem ser paginadas: são contados e paginados seqüencialmente os elementos textuais (introdução, desenvolvimento e conclusão) e pós-textuais (referências, glossário, apêndices, anexos e índice).

3 – Elementos textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Parágrafo: Na primeira linha, utilize espaçamento de 1,5 cm (Atenção! Um TAB é igual a 1,25cm).

Espaçamento entre linhas: 1,5 cm entre cada linha.

Abertura de novo capítulo: Você deve iniciá-lo sempre em uma nova página.

Importante: sempre insira Quebras > Próxima Página; essa ação é imprescindível para a paginação do documento.

Abertura de nova seção: 2 espaços entre linhas, de 1,5 cm cada.

Entre o título/subtítulo e a abertura de parágrafo: 2 espaços entre linhas de 1,5 cm.

4 – Elementos pós-textuais:

- Referências bibliográficas, apêndices (material criado pelo aluno) e anexos (material bibliográfico).

As referências devem sempre ser apresentadas em ordem alfabética para facilitar a consulta. O espaçamento deverá ser simples na referência em si, em cada tópico, mas precisa ter 2 espaços simples entre as mesmas. Alinhamento sempre à esquerda.

 

 

 

Como parafrasear os autores

Esse é o momento da pesquisa que geralmente os alunos se esquecem de dar a devida atenção, deixando sempre para organizar depois as citações e referências pesquisadas para a monografia.

Antes de iniciar o item, aconselhamos ao aluno anotar todas as informações referentes à obra bibliográfica pesquisada, sejam elas livros, sites, artigos científicos, periódicos. Separe um arquivo somente para essas informações e sempre identifique a página do seu trabalho que está utilizando a citação. Essas ações vão facilitar na ordenação e produção das referências.

Anote sempre as principais informações sobre o documento utilizado, como: Autor ou Autores (se for mais do que três autores, anotar os três principais, adiante veremos como referenciar utilizando et al, títulos e subtítulos, edição (se houver), editora, cidade, ano, quantidade de páginas e a página que utilizou a citação. Se todas as informações não forem coletadas, corre-se o risco de esquecê-las e, assim, as citações podem ser vistas como um plágio (como veremos adiante).

 

Saiba escolher bem as suas bibliografias. Elas devem trazer entendimento e riqueza à pesquisa acadêmica. E uma dica: brinque com as citações, amarre-as para que sigam uma linha de raciocínio, e sempre analise-as com dedicação para não colocar pensamentos desnecessários só pelo fato de serem “bonitos”. A informação deve ser útil à produção.

Novidade! Regras sustentáveis

 

Em 2011, a NBR 14.724 vem com uma novidade muito interessante. Antes, os trabalhos deveriam ser impressos em papel branco. Com a NBR 14724, o acadêmico tem a opção de imprimir o seu trabalho em papel reciclado.

Temos que preservar nosso planeta!

 

 

 

 

Como escolher um tema?

Posted by Trabalhos.Universitarios 1 Comment

A fixação do tema é o primeiro passo para a elaboração do trabalho de conclusão de curso, exigindo algumas cautelas por parte do formando. A seguir, relacionamos algumas dicas que, certamente, irão contribuir para esta importante etapa.

1. Escolha uma área de interesse, à qual você se identifique e possua afinidades. Uma dica é optar por uma área na qual você tenha trabalhado, estagiado ou, ainda, na qual você veja uma possibilidade de trabalho ou especialização futura. Exemplo: no curso de direito, poderíamos selecionar a área de Direito Civil.

2. Escolha um tema de interesse. Escolha um assunto pelo qual você se interesse. Se você não se interessar pelo tema, com certeza, ficará muito difícil estudá-lo para elaborar seu trabalho, bem como para defendê-lo perante a banca. Assim, quanto mais atração você tiver pelo tema, mais motivado você estará para desenvolver seu trabalho.

3. Não se deixe levar pela opinião alheia, seja de amigos ou mesmo de seu orientador. Siga as dicas 1 e 2. Caso o orientar queira impor um tema para o desenvolvimento do trabalho de curso, lembre-se que a Portaria do MEC nº 1886 de 30/12/1994 afirma que: “para conclusão do curso, será obrigatória a apresentação e defesa de monografia final, perante banca examinadora, com tema e orientador escolhidos pelo aluno”.

4. Nada impede que o assunto seja desconhecido. Entretanto, ficará muito mais fácil o desenvolvimento do trabalho se houverem bibliografias suficientes para sua fundamentação. Não se esqueça, ainda, que normalmente são exigidas, no mínimo, três obras que fundamentem sua idéia.

5. Procure delimitar o tema. Quanto mais restrito, mais fácil o desenvolvimento da pesquisa, bem como a elaboração do trabalho. Por exemplo, no caso do Direito Civil. Não basta dizermos que o tema escolhido será “O direito do consumidor Novo Código Civil”. Devemos delimitar este tema, elegendo um dos elementos do direito do consumidor.

6. Defina a problemática da pesquisa no tema do trabalho: Ao efetuarmos a delimitação do tema, surgem vários aspectos que podem ser abordados sobre aquele elemento delimitado. Assim, a problemática da pesquisa poderá ser evidenciada pelo tema do trabalho. Por exemplo: “A função social da propriedade”, ou “As limitações ao direito de propriedade”, ou “As formas aquisitivas da propriedade”, entre outros.

Se você, enfim, optar por um tema e durante o desenvolvimento chegar à conclusão de que não foi muito feliz na escolha, não se preocupe: o tema não é definitivo. Converse com seu orientador, exponha suas dificuldades e verifique, de acordo com o cronograma de entrega final na Universidade, a possibilidade de proceder à alteração.

Copyright © 2012 Trabalhos Universitários - Monografias, TCCs e muito mais para você!. Web site powered by WordPress 3.0.5 and Calypso WordPress theme designed by FabThemes.com

As conseqüências do plágio

Plágio é uma situação em que o aluno tem a intenção clara de se passar pelo autor de um texto, imagem, fotografia, música, gráfico etc. Veja abaixo os tipos de plágio existentes:

  • Plágio integral – Quando o aluno cita de forma integral um texto que não é de sua autoria.
  • Plágio parcial – Quando o aluno monta um trabalho acadêmico com partes de diversos textos que não são dele. Uma montagem de cópias de vários atores sem os devidos créditos.
  • Plágio conceitual – Quando o aluno apenas reescreve a idéia de um autor, sem dizer claramente que a idéia é de outra pessoa.

Veja abaixo o que o Código Penal Brasileiro, em vigor, prevê para os casos de crime contra a propriedade intelectual em seu Artigo 184:

  • Violar direito autoral: Pena – detenção, de 3 meses a 1 ano, ou multa.

§1º Se a violação consistir em reprodução, por qualquer meio, com intuito de lucro, de obra intelectual, no todo ou em parte, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente, (…): Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, (…).

§ 2º Na mesma pena do parágrafo anterior incorre quem vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, empresta, troca ou tem em depósito, com intuito de lucro, original ou cópia de obra intelectual, (…), produzidos ou reproduzidos com violação de direito autoral.

 

Considerações Finais

Monografia não é um bicho de sete cabeças, você precisa só de paciência, dedicação e muita, muita atenção aos detalhes, sucesso.